O ETERNO "PENSADOR"

O ETERNO "PENSADOR"

domingo, 21 de março de 2010

"O Papa se encontra com você no Facebook"

VATICANO - Por Deus, tenham um blog!, disse o papa Bento XVI aos padres católicos neste sábado, afirmando que eles devem aprender a usar novas formas de comunicação para disseminar as mensagens do evangelho.

Em sua mensagem para a Igreja Católica no Dia Mundial da Comunicação, o papa, de 82 anos e conhecido por não amar computadores ou a internet, reconheceu que os padres devem aproveitar ao máximo o "rico menu de opções" oferecido pelas novas tecnologias. "Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais - imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites - que, juntamente com os meios tradicionais, podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização", disse ele. Os padres, disse ele, precisam responder aos desafios das "mudanças culturais de hoje" se quiserem chegar aos mais jovens. Mas Bento XVI alertou os padres de que não tentem se tornar estrelas da nova mídia. "Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos", disse ele. No ano passado, um novo site do Vaticano, www.pope2you.net, foi lançado, oferecendo um novo aplicativo chamado "O Papa se encontra com você no Facebook" e outro permitindo acesso aos discursos e mensagens do papa nos iPhones ou iPods dos fiéis. Bento XVI também escreve a maior parte de seus discursos à mão, em alemão, e seus ajudantes mais jovens ficam encarregados de colocá-los em conteúdo digital.

Corpo de Dom Fernando Iório é sepultado!

O corpo do presidente da Academia Alagoana de Letras (AAL) e bispo emérito da Diocese de Palmeira dos Índios, Dom Fernando Iório Rodrigues, 80 anos, foi sepultado, na tarde deste sábado, no Campo Santo Parque das Flores, bairro do Tabuleiro do Martins. O sepultamento foi acompanhado com tristeza por centenas de pessoas, que quiseram dar o último adeus ao religioso, que faleceu na madrugada deste sábado, na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, onde estava internado havia 10 dias, para tratamento de problemas cardíacos.

Antes do sepultamento, o corpo de Dom Fernando Iório foi velado na Catedral Metropolitana de Maceió, onde ocorreu uma missa solene, concelebrada pelos bispos de Maceió, Dom Antônio Muniz, e de Palmeira dos Índios Dom Dulcênio de Mattos, O cortejo levando o corpo do bispo emérito ainda passou pelo bairro de Bebedouro, onde Dom Fernando Iório foi pároco por vários anos.

Histórico

Dom Fernando Iório, nasceu em Maceió, no dia 23 de junho de 1929, foi bispo de Palmeira dos Índios, antes de ser eleito presidente da AAL. Cursou filosofia e teologia no Seminário Nossa Senhora d'Assunção, em Maceió, onde ordenou-se padre no dia 30 de novembro de 1953, aos 24 anos de idade. Um ano depois, foi nomeado pároco de Bebedouro, onde permaneceu até 1985, ano em que foi designado bispo da Diocese de Palmeira dos Índios, terceiro município alagoano.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Amigos Inseparáveis

Caríssimos,poucos mas fiéis, amigos frequentadores deste blog, quero vos apresentar meu Amigo-Irmão Tarciso! Nossa AMIZADE vem dos anos 80, época de desafios para uma juventude comprometida em ser e fazer História. O amigo internauta deve está se perguntando: onde entra um tema de amizade num blog político/religioso? eu já explico: minha Amizade com Tarciso aconteceu na Paróquia de N.S.do Perpetuo Socorro, Igreja Católica do Vergel em Maceió. Ele amante da boa música,tocava violão animadamente,o que O tornava centro das atenções frequentemente!Eu um jovem sonhador que queria doar a vida à Igreja sendo um frade Marista. Neste contexto de religiosidade e amizade sincera dedicávamos boa parte do nosso tempo aos irmãos mais carentes de nossa cidade,a exemplo dos idosos da casa do pobre,entidade que visitávamos constantemente para auxiliar aos velhinhos em suas refeições e demais necessidades. Gente,na verdade,eu queria apenas fazer uma simples homenagem ao meu querido Amigo Tarciso, que hoje morando em Natal nos priva de sua honrosa companhia, e dizer a vocês que vale apena Ser e Ter boas e verdadeiras Amizades (a minha já dura quase 30 anos)pois "quem encontrou um AMIGO encontrou um TESOURO!"

terça-feira, 2 de março de 2010

o jogo de xadrez (por: Paulo Coelho)

O jogo de xadrez O jovem disse ao abade do mosteiro: - Bem que eu gostaria de ser um monge, mas nada aprendi de importante na vida. Tudo que meu pai me ensinou foi jogar xadrez, que não serve para iluminação. Além do mais, aprendi que qualquer jogo é um pecado. - Pode ser um pecado, mas também pode ser uma diversão, e quem sabe este mosteiro não está precisando um pouco de ambos – foi a resposta. O abade pediu um tabuleiro de xadrez, chamou um monge, e mandou-o jogar com o rapaz. Mas antes da partida começar, acrescentou: - Embora precisemos de diversão, não podemos permitir que todo mundo fique jogando xadrez. Então, teremos apenas o melhor dos jogadores aqui; se nosso monge perder, ele sairá do mosteiro, e abrirá uma vaga para você. O abade falava sério. O rapaz sentiu que jogava por sua vida, e suou frio; o tabuleiro tornou-se o centro do mundo. O monge começou a perder. O rapaz atacou, mas então viu o olhar de santidade do outro; a partir deste momento, começou a jogar errado de propósito. Afinal de contas preferia perder, porque o monge podia ser mais útil ao mundo. De repente, o abade jogou o tabuleiro no chão. - Você aprendeu muito mais do que lhe ensinaram – disse. – Concentrou-se o suficiente para vencer, foi capaz de lutar pelo que desejava. Em seguida, teve compaixão, e disposição para sacrificar-se em nome de uma nobre causa. Seja bem-vindo ao mosteiro, porque sabe equilibrar a disciplina com a misericórdia.